domingo, 13 de novembro de 2011

Os meus Ambientes de Aprendizagem

O processo de aprendizagem pode ser definido como a forma como todos nós adquirimos novos conhecimentos, como desenvolvemos capacidades e competências e como estas novas aquisições podem modificar o nosso comportamento e a nossa estrutura emocional.

No entanto, apesar da aprendizagem poder ser formal ou informal, cada vez mais se vai assumindo que, com o advento das novas tecnologias e com a proliferação de ambientes virtuais de aprendizagem, a aquisição de novas competências passa, em muito, pela utilização e exploração eficaz das novas potencialidades que a Web 2.0 introduziu.

O meu PLE
Dividi o meu PLE (Personal Learning Environment) em duas linhas de atuação: o meu PC e os dispositivos móveis que utilizo no meu dia a dia (o meu notebook e o meu smartphone). Utilizo ambos para recolher informação, embora trabalhe com maior regularidade no meu portátil.
De seguida, subdividi as ferramentas que utilizo regularmente em ferramentas de publicação, de recolha de informação, de trabalho colaborativo e de comunicação.
As ferramentas de publicação que mais utilizo são o Google Sites, o Wikispaces, e o Blogger, embora as outras ferramentas indicadas sejam utilizadas em grande parte para embeber conteúdos elaborados por mim ou por equipas que integro, nas publicações que necessito de elaborar. Todos os dias conheço, através da partilha com colegas, ou por exploração individual, novas ferramentas de publicação mas, por entender que não domino a sua aplicação, achei por bem não as incluir no meu ambiente de aprendizagem.
Em relação às ferramentas de recolha de informação que mais utilizo, salientei o Google e o Google Académico; mas a informação necessita de ser organizada e, para tal, utilizo o Delicious e o Diigo embora tenha descoberto há pouco tempo o Mendeley. Como me encontro a frequentar o Mestrado de Pedagogia do ELearning na Universidade Aberta, o Moodle é a minha ferramenta de recolha de conteúdos programáticos e de recolha de tarefas a serem realizadas no âmbito das várias unidades curriculares.
As minhas ferramentas de comunicação de eleição são o Skype, o Facebook, o Hotmail e o Gmail; neles encontro um recurso para comunicar com colegas do Mestrado, com os meus amigos, com as instituições, enfim com o mundo… No Mestrado outras portas para o mundo da informação foram abertas e aprendi a apreciar o Twitter e o LinkedIn como ferramentas úteis de comunicação entre grupos específicos de interesses; mas, ainda há muito para explorar…
O trabalho colaborativo que tenho de desenvolver em várias áreas é muito facilitado com as ferramentas Google Sites, Colibri, Wikispaces e Google Docs. Algumas destas ferramentas permitem a edição conjunta o que favorece, em grande, medida o trabalho colaborativo.
O Second Life foi descoberto no âmbito do mestrado e revelou-se uma experiência fantástica, uma verdadeira imersão virtual e uma forma deliciosa de comunicar com outros.
Para além do mestrado, encontro-me a efetuar, em simultâneo, mais duas formações de enriquecimento profissional, que têm contribuído para o conhecimento adicional de novas ferramentas de trabalho, o que fará com que o meu PLE se venha a alterar, de forma significativa, num futuro muito próximo. O foco de principal interessante de um PLE, é verificar como este se vai alterando dia a dia, semana a semana, ano a ano; quando o PLE não se modifica, a aprendizagem estagna o que pode evidenciar pouco investimento pessoal no aumento do conhecimento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário