domingo, 13 de novembro de 2011

Bibliografia Anotada 1

Ficha Bibliográfica

Titulo: Personal Learning Environments - the future of eLearning?

Autor: Graham Attwell

Ano da Publicação: 2007

Dados Biográficos do Autor: Graham Attwell, nascido em 1953, é o Diretor do Pontydysgu. É membro associado do Institute for Employment Research, do Institut Technik und Bildung e da University of Bremen.

Url:< http://scholar.google.pt/scholar?q=Personal+Learning+Environments+-+the+future+of+eLearning%3F&hl=pt-PT&btnG=Pesquisar&lr=>

Acedido em: 7 de Novembro de 2011


Referência Bibliográfica

Attwell, Graham. (2007). Personal Learning Environments - the future of eLearning?, eLearning papers, Vol. 2, nº1, ISSN 1887-1542, disponível em:


Acedido a 7 de Novembro de 2011

Anotações

Este artigo considera que os Personal Learning Environments, vulgo PLEs, constituem uma peça fundamental para a elaboração de um novo conceito de educação, num futuro próximo, onde as novas tecnologias são a chave para a construção de um novo paradigma educacional.

Cada vez mais se entende a educação como construção pessoal do indivíduo, que se socorre das capacidades que a Web 2.0 lhe faculta, para adquirir as competências que necessita para progredir a nível pessoal e profissional. Cada vez mais se observa que a organização da informação é individual e depende de diferentes contextos, de diferentes situações, o que faz aumentar o peso da educação informal no âmbito da aprendizagem.

O desenvolvimento do mobile learning, o desenvolvimento do software com características sociais, colocam os métodos tradicionais de aprendizagem em questão e novas formas de aprender começam a ser equacionadas. Já não assistimos à tradicional forma de transmitir a informação em que alguém assimila conteúdos e alguém debita informação; hoje, todos somos produtores e consumidores de conhecimento.


Comentário Pessoal

Este artigo de Graham Attwell permite ao leitor tomar consciência do quanto mudaram os paradigmas educacionais com o advento e evolução das novas tecnologias. Para além de nos elucidar sobre o que é um Personal Learning Environment, o artigo manifesta relevância substancial, na medida em que considera a importância crescente da aprendizagem informal nos contextos educativos e da responsabilidade que cada indivíduo pode assumir pela construção do seu próprio conhecimento, atendendo às oportunidades que lhe são facultadas pela inovação e potencialidade das novas tecnologias.





Sem comentários:

Enviar um comentário