sábado, 29 de outubro de 2011

Tema 1 - MICO 11 - Fluxograma

Um fluxograma é uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de ideias que permite a compreensão e a otimização do trabalho para além da sua simplificação e racionalização.
Através desta forma de representação gráfica, é possível entender de forma rápida e eficaz a transição de informações ou o tipo de documentação que favoreceram o processo de trabalho descrito.
Os símbolos utilizados num fluxograma não são aleatórios e cada um desempenha uma função e traduz uma mensagem. Revela-se importante ter o conhecimento prévio deste tipo de simbologia para que exista uma lógica subjacente à leitura da representação de todo o processo.
O fluxograma abaixo apresentado representa todo o processo que um trabalho de investigação deve percorrer até à sua divulgação à comunidade científica ou ao público na sua generalidade. Encontra-se acompanhado de uma legenda explicativa da simbologia utilizada.
Este trabalho resulta do trabalho colaborativo da equipa Ómega composta pelos colegas Estela Gomes, Filomena Barbosa, Filomena Pestana e Miguel Lima; foi executado no âmbito da unidade curricular de Metodologia da Investigação Online, orientada pela Professora Doutora Alda Pereira. Todos os elementos deste grupo postaram o esquema nos respetivos blogues e colocaram as suas conclusões no Wiki da referida unidade.
Fluxograma sobre o processo de investigação

Legenda do fluxograma



Sem comentários:

Enviar um comentário