domingo, 4 de dezembro de 2011

Atividade 6 de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Mais um desafio nesta unidade curricular... Criar um trilho, utilizando as potencialidades do Google Maps e do WildKnowledge, para criar um recurso onde o m-learning se pudesse aplicar num contexto educativo.

O WildKnowledge é uma aplicação criada com o intuito de potenciar os fins educacionais, sociais, comerciais ou individuais dos dispositivos móveis, através da possibilidade que concede de armazenar e gerir informação, utilizando o WildKey, o WildForm, o WildImage e o WildMap.
A minha infância foi passada num local previlegiado de Lisboa e as minhas rotinas estabeleceram-se entre o bairro da Ajuda e Belém pelo que percorri vezes sem conta todas aquelas ruas e o meu imaginário foi-se alimentando de todas as histórias que ouvi sobre os locais que eram marcos nas minhas caminhadas diárias. 
Assim sendo, entendi que daria um recurso educacional com alguma potencialidade, fazer uma visita de estudo no âmbito da disciplina de História de Portugal, do 2º Ciclo do Ensino Básico, utilizando o trilho que assinalei e permitir que os alunos, uilizando o código QR, percorressem, sob a orientação do professor responsável, as ruas marcadas no Google Maps e identificassem os pontos alvo pelas fotografias disponibilizadas nos pontos de referência.  

O percurso inicia-se no Palácio da Ajuda e passa por vários pontos de referência que podem ser consultados na seguinte montagem:

Os alunos deverão iniciar o trilho lendo o código QR que dá acesso ao mapa do Google Maps com o seu telemóvel e, em cada ponto de referência, tirar uma foto do local para, posteriormente, elaborar um álbum com notas históricas sobre todos os locais visitados e qual a sua importância num determinado contexto.


Pesquisando no Google Maps, existe uma ferramenta, no modo de edição, que permite tirar fotografias localizadas sem que nos tenhamos de deslocar ao local. Experimentei a ferramenta e os resultados são bastante satisfatórios.
Gostei muito de realizar o percurso no Google Maps e entendo que em termos educacionais e pessoais pode ter uma grande utilidade.
Aparentemente acessível, esta foi uma atividade que consumiu bastante tempo e que envolveu o recurso a uma série de ferramentas adicionais, o que possibilitou a interligação de potencialidades.

 



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