terça-feira, 14 de junho de 2011

Acção de formação sobre o software Geogebra em contexto online


Os projectos das Escolas e o plano tecnológico para a educação fizeram integrar no quotidiano da vivência escolar os computadores e os quadros interactivos tornando imperioso que os professores de Matemática conheçam e utilizem software específico na sua prática lectiva potenciando, desta forma, a aplicação das novas tecnologias ao ensino da disciplina pela qual são responsáveis.
Em consequência, manifesta-se cada vez mais a urgência de os professores de Matemática e outros ligados à Ciência, nos seus diferentes domínios, se actualizarem e introduzirem materiais mais apelativos à aprendizagem das diversas matérias que leccionam, ainda mais quando estas se revelam, muitas vezes, pólos de insucesso escolar.
Tendo por base a argumentação apresentada, explicita-se de seguida uma possível exploração de dois recursos educacionais abertos numa hipotética acção de formação online destinada a professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Cursos Profissionais de Educação e Formação de Adultos.
Esta actividade foi solicitada na unidade de Materiais e Recursos para Elearning do Mestrado em Pedagogia de Elearning, da Universidade Aberta.
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Enquadramento

Designação da Acção de Formação: Ambiente de Geometria Dinâmico - Uma nova perspectiva da Matemática em sala de aula.
Destinatários da Acção: Professores de Matemática dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Cursos Profissionais de Educação e Formação de Adultos.
Duração da acção de Formação: 15 dias

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Competências a desenvolver

Objectivos gerais:
Pretende-se que, no final desta formação, os professores formandos:
  1. Demonstrem a importância da utilização das diferentes tecnologias no ensino e na aprendizagem da Matemática;
  2. Conheçam algum do software disponível para a exploração de áreas temáticas dos currículos de Matemática, em especial software de geometria dinâmica, a saber, o Geogebra;
  3. Se sintam capazes de efectuar a integração de software educativo em áreas específicas da sua prática lectiva, nomeadamente na sala de aula, utilizando estes recursos para optimizar a aprendizagem dos alunos. 
  4. Promovam a reflexão sobre as contribuições do uso do Geogebra para a aprendizagem da Matemática no processo de experimentação na sala de aula.
Objectivos específicos:
  1. Pretende-se que no final desta formação, os professores formandos:
  2. Conheçam e aprofundem o programa Geogebra;
  3. Explorem conteúdos curriculares da Geometria utilizando o Geogebra;
  4. Analisem propriedades geométricas no plano;
  5.  Discutam estratégias para a resolução de problemas geométricos no plano e no espaço;
  6. Investiguem transformações de funções e transponham o conhecimento adquirido para a prática lectiva;
  7. Construam frisos que possam ser introduzidos no estudo das isometrias.
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Recursos didácticos

Apresentação do site onde os formandos podem obter gratuitamente o software Geogebra
Apresentação do tutorial do Geogebra
Algumas aplicações do software explorado na acção de formação, sob a forma de actividades, disponíveis no tutorial disponibilizado.
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Calendarização
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Critérios subjacentes à escolha dos recursos didácticos
Em ambos os recursos educacionais escolhidos, questionou-se sobre a existência de cinco evidências importantes para que se pudesse proceder a uma escolha adequada, a saber:
Funcionalidade - considerou-se muito importante para a selecção dos dois recursos escolhidos, o facto de serem funcionais para o trabalho individual do formando. Apresentarem uma leitura clara, sem excesso de informação; incluírem nos conteúdos informação pertinente e, em simultâneo, pistas de exploração de trabalho.
Usabilidade - Ambos os recursos se encontram licenciados com licenças da Creative Commons que permitem copiar, distribuir, exibir e criar obras derivadas das que são fornecidas como material de trabalho.
Eficiência - No contexto de uma formação online revela-se de grande importância que o material didáctico fornecido seja eficiente; os recursos disponibilizados têm de cumprir a função de apoiar o formando nas suas diferentes necessidades e promover a sua autonomia; na ausência física do formador, é nos recursos educacionais que o formando procura as respostas que necessita e o apoio para a realização das actividades propostas - o tutor é um mediador, um suporte quando as respostas às questões não são de todo encontradas.
Rigor científico - Sendo a Matemática uma ciência particularmente exigente com o rigor dos termos empregues, com a definição dos conceitos, com a precisão das palavras, é essencial que os documentos disponibilizados aos formandos sejam de cariz científico irrepreensível.
Características pedagógicas - Numa formação online a existência de um tutorial revela-se fundamental para que o formando avance no sentido de aprendizagens significativas. Os exercícios, a simulação e a modelagem, são outros elementos determinantes para que o aprendente consiga atingir patamares mais gratificantes de conhecimento.
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Avaliação
  Intervenção nos diferentes fóruns de discussão - 20%
  Realização das várias actividades ao longo da formação - 30%
  Planificações de duas actividades a desenvolver em sala de aula - 50%   
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Bibliografia
Wolf, J. Avaliação de softwares educacionais: critérios de selecção de softwares educacionais para o ensino da Matemática, Ciência e Conhecimento - Revista Electrónica de Ulbra S. Gerónimo, vol.03, 2008, Matemática, A.1.

 

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