domingo, 10 de abril de 2011

Março e Abril de 2011 - Módulo de Ambientação online

O módulo de ambientação online revela-se importante para a integração e socialização do estudante que vê no ensino a distância uma possibilidade de expansão dos seus conhecimentos e de obtenção de novas competências.
Tendo por base estes pressupostos, o módulo de ambientação online tenta disponibilizar ao aluno do Mestrado em Pedagogia E-Learning algumas ferramentas de que irá necessitar ao longo do seu percurso educativo e permite ao estudante conhecer, familiarizar-se com essas ferramentas, para que a sua utilização posterior possa ser mais fluida. Por outro lado, existem algumas regras de comunicação que necessitam de ser trabalhadas; a comunicação que se estabelece entre os diferentes elementos da turma do mestrado necessita de ser cordial, aberta, manifestando sempre um grande respeito pelo outro e permitindo que cada elemento da turma se sinta parte integrante de um todo. No ensino a distância é muito importante o sentimento de pertença a uma comunidade onde todos têm o mesmo objectivo - o módulo de ambientação permite que os diferentes indivíduos que compõem o grupo turma se conheçam, desenvolvam formas de comunicar que manifestem empatia e tolerância e, sobretudo o desejo de partilhar saberes. 
Outra característica que se pretende ver desenvolvida numa primeira abordagem ao ensino a distância, é o desenvolvimento, por parte do estudante, de competências na área do trabalho em equipa, cumprimento rigoroso de prazos e numa utilização eficaz dos fóruns disponíveis ao longo das diferentes actividades.
Tive o grato prazer de conhecer os colegas que me irão acompanhar ao longo de dois anos de trabalho intenso e reconheço que formamos um grupo com competências muito diversificadas e que, quando partilhadas, formarão, estou certa, uma comunidade virtual muito coesa no futuro…

2 comentários:

  1. Estela,

    Após 700 mensagens trocadas entre todos (colegas e professores) só quero comentar o teu último parágrafo: a sensação que tenho é que já está formada a comunidade virtual e que a coesão começa a ganhar balanço :)

    Parabéns pelo teu post, resumido mas muito conciso acerca do que é ser-se estudante online.

    Rui

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rui pelo comentário simpático.
    Peço desculpa por só agora responder mas estou num turbilhão de trabalho que não me permite conciliar tudo como desejaria.

    Concordo com o facto de já sermos uma comunidade virtual; mostrámos isso no último trabalho colaborativo de Sociedade em Rede.

    É um prazer ter-te como colega.

    Um abraço

    Estela Gomes

    ResponderEliminar