domingo, 10 de abril de 2011

Março e Abril de 2011 - Módulo de Ambientação online

O módulo de ambientação online revela-se importante para a integração e socialização do estudante que vê no ensino a distância uma possibilidade de expansão dos seus conhecimentos e de obtenção de novas competências.
Tendo por base estes pressupostos, o módulo de ambientação online tenta disponibilizar ao aluno do Mestrado em Pedagogia E-Learning algumas ferramentas de que irá necessitar ao longo do seu percurso educativo e permite ao estudante conhecer, familiarizar-se com essas ferramentas, para que a sua utilização posterior possa ser mais fluida. Por outro lado, existem algumas regras de comunicação que necessitam de ser trabalhadas; a comunicação que se estabelece entre os diferentes elementos da turma do mestrado necessita de ser cordial, aberta, manifestando sempre um grande respeito pelo outro e permitindo que cada elemento da turma se sinta parte integrante de um todo. No ensino a distância é muito importante o sentimento de pertença a uma comunidade onde todos têm o mesmo objectivo - o módulo de ambientação permite que os diferentes indivíduos que compõem o grupo turma se conheçam, desenvolvam formas de comunicar que manifestem empatia e tolerância e, sobretudo o desejo de partilhar saberes. 
Outra característica que se pretende ver desenvolvida numa primeira abordagem ao ensino a distância, é o desenvolvimento, por parte do estudante, de competências na área do trabalho em equipa, cumprimento rigoroso de prazos e numa utilização eficaz dos fóruns disponíveis ao longo das diferentes actividades.
Tive o grato prazer de conhecer os colegas que me irão acompanhar ao longo de dois anos de trabalho intenso e reconheço que formamos um grupo com competências muito diversificadas e que, quando partilhadas, formarão, estou certa, uma comunidade virtual muito coesa no futuro…